Trio africano avança para a Lituânia 2020


  • Marrocos, Egito e Angola reservaram seus lugares na Lituânia

  • Os marroquinos mantiveram o título continental, vencendo o Egito na final

  • Angola se classificou para sua primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA


A Copa das Nações Africanas de Futsal de 2020, na CAF, parecia estar prestes a se desenrolar de maneira semelhante às edições anteriores, com Egito, Líbia e Marrocos - vencedores das cinco coroas continentais até o momento - chegando novamente às semifinais. No entanto, o torneio ainda tinha uma surpresa ou duas para os fãs.

Na partida pelo terceiro lugar, Angola venceu a Líbia, enquanto na final o Marrocos derrotou de maneira abrangente o favorito Egito, defendendo com sucesso o título no processo. O FIFA.com encerra a competição continental, na qual os marroquinos, egípcios e angolanos avançam para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2020 ™.


Informações principais

  • Vencedores: Marrocos

  • Qualificado para Lituânia 2020: Marrocos, Egito, Angola

  • Duração: 28 de janeiro a 7 de fevereiro de 2020, em Laayoune

  • Equipes participantes: Marrocos, Guiné Equatorial, Maurício, Líbia (Grupo A), Egito, Guiné, Angola, Moçambique (Grupo B). Maurício retirou-se após a primeira partida.



Os campeões


Jogando em casa, o detentor do título, o Marrocos , estabeleceu um objetivo mínimo de chegar às semifinais e se classificar para a Copa do Mundo de Futsal. Eles alcançaram esse objetivo inicial sem grandes dificuldades, desfrutando de vitórias confortáveis ​​sobre a Líbia (3-0) e a Guiné Equatorial (8-1) e registrando uma vitória perdida por 3-0 sobre as Ilhas Maurício.


Depois de terminar no topo do Grupo A, o Atlas Lions subseqüentemente eliminou Angola nos últimos quatro (4-0) e superou o Egito na final (5-0). Soufiane El-Mesrar, que marcou um gol na partida principal, e Mohamed Jouad terminaram o torneio com quatro gols, mas os marroquinos mostraram que poderiam ser uma ameaça de toda a quadra, como demonstraram em seu triunfo por 8-1 contra a Guiné Equatorial, durante a qual sete jogadores diferentes encontraram o fundo da rede. Na Lituânia, o Marrocos participará da sua terceira Copa do Mundo de Futsal e tentará superar a fase de grupos pela primeira vez.



Os outros qualificadores


O Egito provavelmente se consolará com o fato de ter conseguido uma vaga na Copa do Mundo de Futsal pela sétima vez, mas, no entanto, deixará Laayoune com uma sensação avassaladora de decepção. Depois de dominar o Grupo B com três vitórias em tantos jogos (9-0 e 3-0 contra Guiné e Angola, respectivamente, e 3-2 contra os concorrentes da Copa do Mundo de 2016 em Moçambique, em uma partida que contou com um gol de vitória de última hora de Ibrahim Bogy ), os faraós garantiram uma vaga na final com uma vitória retumbante de 5 a 2 sobre a Líbia. Mas o status de tricampeões africanos não valeu nada no encontro climático, já que o Marrocos alcançou a vantagem de 3 a 0 no intervalo e acrescentou mais dois gols no segundo período para completar um impressionante sucesso de 5 a 0.


Por outro lado, Angola voltará para casa com sorrisos largos no rosto e medalhas de bronze brilhantes no pescoço. Após vitórias sobre Moçambique (7-4) e Guiné (5-1) e uma derrota por 3 a 0 no Egito, o Palencas Negras terminou em segundo no Grupo B. Batido pelos anfitriões nas meias-finais, eles então enfrentou duas vezes participantes da Copa do Mundo de Futsal na Líbia no terceiro lugar, com a vaga restante na Lituânia 2020 em jogo. Um golo de Artur Saddam Samuel Dasilva na primeira parte e um golo tardio de Magno Felipe Gomes permitiram aos angolanos conquistar um lugar na Taça do Mundo pela primeira vez na história.


Prêmios e distinções


Melhores marcadores

  1. Jose Da Silva Magu (Moçambique): 5 gols

  2. Mohamed Jouad (Marrocos), Soufiane El-Mesrar (Marrocos), Jo (Angola): 4 gols

  3. Achraf Saoud (Marrocos), Saad Knia (Marrocos), Ahmed Moza (Egito), Daouda Camara (Guiné): 3 gols


Melhor goleiro

Reda Khiyari (Marrocos)


Prêmio Fair Play

Angola


(FIFA.com)

PATROCINADORES E APOIADORES:

penalty
travel ace assistence
globo
sportv
globoesporte.com
lei do incentivo
secretaria especial do esporte
Confederação Brasileira de Futsal
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Confederação Brasileira de Futsal © Todos os direitos reservados.