Live Futsal Feminino Tatiana Weysfield, Naiara Gresta e as atletas Débora Vanin e Juliana Delgado

Na tarde deste sábado dia 25 de abril de 2020, em meio a paralisações mundiais das atividades esportivas em razão da Pandemia de COVID-19, o futsal feminino teve um bate papo superinteressante que foi transmitido pelo Instagram da CBFS.


Live Futsal Feminino Tatiana Weysfield e Debora Vanin

Na primeira etapa, Tatiana Weysfield, diretora de Seleções Femininas da CBFS entrevistou Débora Vanin, a Miúda, atleta do Kick Off C5 de Milão. Antes de ir para a Itália, Débora jogou praticamente sua carreia toda no Female -SC, aonde jogou por 14 anos, e depois foi transferida para Itália, faz aproximadamente 2 anos e meio que Débora está morando na Itália.


Débora vestiu a amarelinha em 2017, quando foi campeã da Copa América de Futsal com o Brasil, além de concorrer ao prêmio de melhor jogadora do mundo, foi eleita a melhor atleta da Europa deste ano, pelo site FutsalPlanet.


Débora explicou que como no restante do mundo as atividades esportivas estão paradas em seu clube, bem como os treinamentos. Ela mantém suas atividades em casa, juntamente com as outras brasileiras de sua equipe e aguarda um posicionamento da Federação Italiana sobre um possível retorno do calendário. Acrescentou também que a crise econômica devido à Pandemia, afetou diretamente as receitas do clube que esta localização em Milão, aonde é a região mais afetada pelo Covid-19 no começo as pessoas podiam fazer caminhada, circular nas ruas, porem fazem uns 20 dias que o governo soltou um decreto que só poderá sair para a rua em casos extremos, por exemplo, ir ao mercado, farmácias, e que só poderá sair de máscara, algumas atletas tiveram a oportunidade de voltar ao Brasil, devido a pandemia, mas Débora preferiu ficar na Itália porque acredita que o campeonato poderá dar sequencia e que ficam em casa aguardando notícias.


Ela acrescentou a dificuldade de ficar longe da família neste momento e de como Campeonato Brasileiro de Futsal feminino marcou a sua vida, pois foi uma competição onde ela se sentia muito feliz dentro de quadra e foi considerada como a melhor jogadora da competição. Sobre vestir a camisa da Seleção Brasileira, Débora falou que por mais que tenha a cidadania italiana: “Seu coração é Brasileiro”.

Sobre a visibilidade do Futsal na Itália, Débora comentou que os jogos feminino passam todo Domingo na TV, e que esse apoio da TV e bastante importante para os Clubes e patrocinadores, porque sempre estão em evidencia, e principalmente a visibilidade dos campeonatos e das atletas, com isso os clubes acabam disputando campeonatos europeus.


Live Futsal Feminino Naiara Gresta e Juliana Delgado

No segundo round de live sobre o futsal feminino, Naiara Gresta, Coordenadora de Projetos da CBFS recebeu a presença de Juliana Delgado, atleta que vestiu a amarelinha em todas as seis edições em que o Brasil ganhou o Torneio Mundial de Seleções e que hoje defende as cores do Futsi Atlético Navalcarnero da Espanha.


Ju Delgado contou que as atividades esportivas na Espanha também estão todas proibidas e que tem realizado os treinamentos em casa. Ela frisa que tem aproveitado o momento para aperfeiçoar coisas que não consegue aperfeiçoar durante a rotina normal. Adora treinar com bola de tênis, desde os 16 anos treina com bola de tênis e que proporciona bastante treinamentos, pelo seu tamanho, formato, usa para aperfeiçoar a sua parte técnica, tem treinos que a Ju usa 3 bolas, para acabar sempre usando a perna não dominante, Ju utiliza bola de tênis em seus treinos para aperfeiçoar a parte de concentração, coordenação e principalmente desenvolvimento técnico, além de despertar a sua parte criativa. Ela acrescentou que para um atleta de rendimento essa é uma oportunidade única de buscar evoluir em outros aspectos que não dependem de estar em quadra e frisou que passa no mínimo 20 minutos por dia com a bola nos pés, para desenvolver novas habilidades técnicas e para se desafiar.


Ju descreveu também como foi sua passagem por tantos treinadores diferentes em vários anos de seleção. Frisou a ética e paixão da Maria Cristina (treinadora da primeira Seleção Brasileira Feminina), bem como a importância de termos tido treinadores que foram atletas e que conheciam o jogo. Depois comparou o futsal da Espanha com o futsal do Brasil no que se refere a tática e técnica.


Sobre a paralisação do campeonato, e a impacto que a pandemia esta tendo na Espanha, Ju informou que alguns clubes alegaram a Suspensão de salario pois a entrada de recursos foi reduzida sem a execução dos campeonatos. Informou que houve apoio financeiro por parte do governo, via Federação, que seria repassado de forma proporcional aos clubes. Mas o time de Ju continua com o compromisso com todos os funcionários. Ju se sente muito orgulhosa de seu clube, mas se entristece porque a muitas atletas vivem de futsal na Espanha, tiveram contratos reincididos e foram enviadas para casa no meio da pandemia.


Por fim, Ju informou que sempre se emociona em usar a camisa da Seleção Brasileira e que ama representar o Brasil.


As duas atletas encerraram suas falas agradecendo a oportunidade e mandando uma mensagem para quem acompanhava a transmissão.


Débora pediu a todos que se unissem nesse momento de pandemia e que possamos aproveitar para olhar o próximo e nos identificarmos com as dificuldades dos outros. Ju mandou o recado para os atletas, pedindo que eles aproveitem a oportunidade e que não se deixem desmotivar durante a quarentena, que usem este momento para desenvolver uma perna não-dominante, para ganhar habilidades que não podem ser trabalhadas na rotina normal e estudar aspectos táticos do jogo.


No final das contas o futsal feminino se une para que passe logo essa quarentena e que possamos voltar às quadras com saúde e união, além de muita vontade de jogar futsal.

Obrigado por compartilhar conhecimentos, vivencias e suas experiencias, Tatiana Weysfield, Naiara Gresta, Debora Vanin (Miúda) e Juliana Delgado e cada um de vocês que participaram da Live.

PATROCINADORES E APOIADORES:

penalty
travel ace assistence
globo
sportv
globoesporte.com
lei do incentivo
secretaria especial do esporte
Confederação Brasileira de Futsal
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Confederação Brasileira de Futsal © Todos os direitos reservados.