Joinville lidera movimento que cobra retorno da modalidade no estado

Por Thiago Borges

• Joinville | SC

Crédito: Juliano Schimidt - Joinville iniciou a quarentena no começo de março

Neste domingo, um movimento liderado pelo Joinville ganhou repercussão entre clubes e atletas de futsal em Santa Catarina. O pedido é pela volta da modalidade no estado. No último dia 7 de agosto, o Governo informou, por meio do decreto nº 785, que a liberação está sujeita a autorização do COES, o Centro de Operações de Emergência em Saúde. Mas o órgão ainda não estabeleceu o protocolo com a regulamentação.


– Sabemos que não estamos imunes a fatalidades, mas cabe reiterar que os integrantes que se encontram no grupo de risco estão afastados, e todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos por aqueles que continuam em suas atividades profissionais. Além disso, temos constante suporte médico, nutricional e de preparação física. Mas a manutenção das atividades de um clube se dá especialmente pelas competições que o mesmo disputa.


Precisamos competir, para dar a visibilidade aos patrocinadores que investem no esporte e para continuar honrando os compromissos que temos com os profissionais que dependem desse esporte. Precisamos competir, porque nossa modalidade gera, além dos empregos diretos, milhares de outros indiretos, seja em dia de jogos ou movimentando a economia da região onde nos encontramos – diz trecho da nota.


A modalidade está paralisada há cinco meses por conta da pandemia de Covid-19. O Joinville, por exemplo, entrou em quarentena em 7 de março. Após liberação dos órgão locais, retornou aos treinos, de forma gradual, no dia 26 de maio. Desde então, a expectativa é pela volta as competições da modalidade, que “ameaçou” retornar duas vezes recentemente.


A última ocorreu na semana passada, quando toda a rodada de abertura do Campeonato Catarinense havia sido remarcada e, até então, iria ocorrer. Porém, quando jogadores de Lages e Jaraguá já estavam no Ginásio Jones Minosso para dar início a competição, foram notificados que a bola não poderia rolar por falta da regulamentação estadual. Imediatamente, minutos depois, a FCFS voltou a suspender a competição.


Crédito: Juliano Schimidt - Último jogo oficial do Joinville foi em 7 de dezembro de 2019, contra o Joaçaba, pela final do estadual


Procurada, a Vigilância de Estado em Saúde SC informou, por meio da assessoria de imprensa, que não há previsão de liberação das competições esportivas no estado, com exceção do futebol profissional, único autorizado até agora.


Com isso, o Campeonato Catarinense de futsal segue sem data para início.


PATROCINADORES E APOIADORES:

penalty
travel ace assistence
globo
sportv
globoesporte.com
lei do incentivo
secretaria especial do esporte
Confederação Brasileira de Futsal
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Confederação Brasileira de Futsal © Todos os direitos reservados.