Futsal do Piauí define calendário e representante na Copa do Brasil Sicredi; estadual será em agosto

Por Fábio Lima ge

• Teresina | PI

Crédito: Kelson Maia

Com previsão de restrições em razão da pandemia de Covid-19, a Federação Piauiense de Futsal (FPIFS) divulgou o calendário 2021 da modalidade e definiu os representantes do estado em competições nacionais. A principal novidade é a indicação do JES para a disputa da Copa do Brasil Sicredi da modalidade.


Vice-campeão piauiense, o JES tem estreia prevista na Copa do Brasil Sicredi para 23 de março, com adversário e local ainda a serem definidos.

Crédito: Jade Araujo/ge Piauí - Belos, campeão piauiense de futsal, vai para a Taça Brasil

Campeão piauiense, o Belos conquistou o direito de representar o Piauí na Taça Brasil da Primeira Divisão, prevista para junho.


Resta a indicação da Copa Nordeste, que tem sua realização em 2021 indefinida. Caso o torneio ocorra, a vaga do Piauí será do vencedor do Campeonato Metropolitano. O torneio deve ocorrer entre abril e maio e será a primeira competição local do futsal no ano.

Crédito: Kelson Maia - Vice-campeão piauiense, JES foi indicado para a Copa do Brasil Sicredi

O Metropolitano também servirá para indicar os representantes na Taça Brasil das categorias de base - exceto no Sub-20, para o qual a vaga é do AABB/Mesa 14, atual campeão estadual.

Representantes do Piauí no Futsal em 2021


  • Copa do Brasil - março Fundação JES

  • Taça Brasil/1ª Divisão - Junho Belos

  • Taça Brasil Sub-20 / Divisão Especial - outubro AABB/Mesa 14

  • Copa do Nordeste - indefinido Vencedor do Campeonato Metropolitano

Novidade no calendário

Mesmo com indefinições por conta da pandemia de Covid-19, a Federação Piauiense de Futsal pretende realizar a primeira edição do Interbairros, aberta para clubes e atletas não filiados. A ideia é promover o torneio no mês de novembro.


O calendário prevê a realização do Campeonato Piauiense em agosto. A FPIFS informou que abrirá inscrições tanto no masculino como no feminino, mas só promoverá o torneio se houver pelo menos quatro equipes na disputa. Em 2020, o Piauiense feminino não foi realizado.

Crédito: Josiel Martins/GloboEsporte.com/pi

Todos os torneios irão seguir o protocolo da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e não terão presença de torcida até que isso seja autorizado pelos órgãos competentes. Calendário do Futsal do Piauí para 2021 MARÇO Copa do Brasil - 1ª fase (JES) ABRIL E MAIO Campeonato Metropolitano - Sub-07 ao Adulto JUNHO Taça Brasil - 1ª Divisão (Belos) JULHO 1º Circuito de Base - Sub-07 ao Sub-13 AGOSTO Campeonato Piauiense - Sub-07 ao Adulto Taça Brasil Sub-15 (campeão do metropolitano) SETEMBRO Taça Brasil Sub-13 (campeão do metropolitano) Taça Brasil Sub-17 (campeão do metropolitano) OUTUBRO Taça Brasil Sub-11 (campeão do metropolitano) Taça Brasil Sub-20 - Divisão Especial (AABB/Mesa 14) NOVEMBRO Torneio Interbairros