Fique por dentro de tudo sobre a Supercopa Magnus de Futsal.
Por Edson Castro
• Erechim | RS

A Supercopa Magnus de Futsal, teve seu início na última quarta-feira (25/11) com a primeira partida entre Corinthians e Atlântico de Erechim, na qual a equipe da casa, saiu na frente e abriu os primeiros 3 pontos da competição, vencendo o Corinthians por 4 a 3. No dia seguinte (26/11) o Pato Futsal recebeu o Corinthians e as duas equipes ficaram no empate de 1 a 1, em partida emocionante. A última rodada da fase classificatória foi entre o Atlântico e Pato, que se enfrentavam na sexta-feira (27/11), valendo a primeira colocação e a vaga direta para a final. As equipes fizeram um grande duelo, com a sua definição nos últimos segundos de jogo, a equipe paranaense foi a primeiro finalista da Supercopa Magnus de Futsal 2020, vencendo o Atlântico por 3 a 2.

A classificação da 1ª Etapa (Classificatória) ficou com Pato Futsal em primeiro lugar com 4 pontos, Atlântico de Erechim em segundo com 3 pontos, e Corinthians em terceiro com 1 ponto.
Com a derrota, a equipe gaúcha voltou às quadras no sábado (28/11) pare receber o Corinthians valendo vaga na final, a equipe paulista venceu o Atlântico nos pênaltis para assegurar a vaga na decisão do título. No tempo normal, os dois times empataram em 3 a 3. Com placar de 0 a 0 na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis onde Obina se destacou com duas defesas e ajudou o Timão a vencer a disputa por 4 a 3.

Com a final da Supercopa Magnus de Futsal entre Pato Futsal e Corinthians, o timão entrou em quadra defendendo o bicampeonato, já que venceu a edição de 2019, já o Pato Futsal buscava o título inédito da competição.
Para ser campeão, o Corinthians teve que superar a decisão na cobrança de pênaltis. Isso porque, o tempo normal terminou empatado em 0 a 0, apesar do jogo acirrado o destaque do tempo regulamentar se deu através dos goleiros Thiago e Careca.
Já na prorrogação, Thiaguinho abriu o placar em favor do Pato na primeira etapa. Mas em jogada de ataque, Jackson marcou e deixou o placar empatado em 1 a 1. Com a nova igualdade, a decisão foi para os pênaltis.

Murilo e João Vitor desperdiçaram pelo lado do Corinthians. Mas o Pato perdeu três cobranças, com Augusto, Mazetto e Romarinho. No fim, Batalha cobrou a penalidade que definiu o placar em 5 a 4 e o título para o Corinthians, com mais uma ótima atuação do goleiro Obina.

Na oportunidade, o Presidente Marcos Madeira aproveitou a presença na cidade gaúcha, para estreitar ainda mais a relação com o Presidente Cladir Dariva(Liga Nacional de Futsal), juntamente com os clubes, representados pelos seus supervisores, Elton (Atlântico), Gerson (Pato Futsal) e Lorenzo (Corinthians) presenteando-os com uma camiseta oficial da Seleção Brasileira.

A Confederação Brasileira de Futsal, juntamente com o Atlântico de Erechim, organizou a Supercopa Magnus de Futsal com o financiamento pelo Pró-Esporte RS e patrocínio da Suspentech, Caveletti e Brastelha, além de Magnus, Penalty e Sicredi (Parceiros da CBFS). A CBFS executou rigorosamente o Protocolo de Operações de Jogos, desenvolvido para precaver a contaminação dos envolvidos com relação ao COVID19, todos os participantes do evento foram testados, além de serem mapeados, através do sistema desenvolvido pela CBFS em parceria com a Wavii – Consultoria de Desenvolvimento de Software. Denominado como “Futsal Seguro” o sistema visa a diminuição do risco de contágio com relação a COIVD19 nos eventos do Certamente Nacional, mapeando assim todas as pessoas que têm acesso ao ginásio e verificando os possíveis sintomas ocasionados pela contaminação do vírus.
O evento foi um sucesso para a Confederação, para a cidade de Erechim além do Estado do Rio Grande do Sul. A Confederação agradece principalmente aos clubes participantes pelo apoio e toda a colaboração com o protocolo de saúde e sua execução.

Todos os jogos tiveram transmissões, a fase classificatória foi transmitida pela CBFS TV na plataforma da TV NSports, que atingiram o recorde de audiência no canal da CBFS. Quer assistir os grandes duelos da fase classificatória? Clique aqui e confira!
A semifinal e final, foi transmitida pelo grupo Globo, no canal da TV fechada – Sportv.
Classificação:
1º - S. C. Corinthians Paulista (SP)
Nº de pontos - 03
Nº de Jogos - 04
Vitórias: 00
Empates: 03
Derrotas: 01
Gols Pró: 08
Gols Contra: 09
Saldo de Gols: -01
Cartões Amarelos: 15
Cartões Vermelhos: 01
Expulsões Comissão Técnica: 01
Faltas Cometidas: 30
Aproveitamento: 25%
2º Pato Futsal (PR)
Nº de pontos - 05
Nº de Jogos - 03
Vitórias: 01
Empates: 02
Derrotas: 00
Gols Pró: 05
Gols Contra: 04
Saldo de Gols: 01
Cartões Amarelos: 06
Cartões Vermelhos: 00
Expulsões Comissão Técnica: 00
Faltas Cometidas: 14
Aproveitamento: 55,6%
3º CER Atlântico/Erechim (RS)
Nº de pontos - 04
Nº de Jogos - 03
Vitórias: 01
Empates: 01
Derrotas: 01
Gols Pró: 09
Gols Contra: 09
Saldo de Gols: 00
Cartões Amarelos: 07
Cartões Vermelhos: 00
Expulsões Comissão Técnica: 00
Faltas Cometidas: 26
Aproveitamento: 44,4%
Ficha técnica:
Número de jogos realizados - 05
Total de gols - 22
Média de gols por partida - 4.4
Total de cartões amarelos - 28
Média de cartões amarelos por partida - 5.6
Total de cartões amarelos de Comissão Técnica - 04
Média de cartões amarelos de Comissão Técnica - 0.8
Total de cartões vermelhos - 01
Média de cartões vermelhos por partida - 0.2
Expulsão de Membro de Comissão Técnica - 01
Média de Expulsão de Membro de Comissão Técnica - 0.2
Total de vitórias - 02
Total de faltas - 70
Média de faltas - 14.0
Ataque mais positivo - CER Atlântico/Erechim (RS) 09 gols
Defesa menos vazada - Pato Futsal (PR) 04 gols
Artilheiro - Thiaguinho (Pato Futsal – PR) 03 gols
Goleiro artilheiro - Careca (Corinthians – SP) 01 gol

Equipe de Arbitragem:
Enemir Corozzola CBFS/SC - Atuação em 04 partidas.
Renato Arriola Rochadel CBFS/SC - Atuação em 02 partidas.
Valdeck Alexandre Pereira Martins CBFS/MG - Atuação em 01 partidas.
Wenderson Junio da Silva Lima CBFS/MG - Atuação em 03 partidas.
Elias Luís Machado CBFS/RS- Atuação em 05 partidas.
Jackson Luiz Nunes CBFS/SC- Atuação em 05 partidas.
Paraguassu Fisch Figueiredo Diretor de Arbitragem da CBFS- Atuação em 05 partidas.