FIFA Forward impulsiona a ascensão do futsal na Lituânia

Por FIFA

• Nyon | SUI

Crédito: FIFA - Troféu na Lituânia
Crédito: FIFA - Troféu na Lituânia

O Programa Futuro da FIFA está apoiando a seleção da Lituânia enquanto o país se prepara para sediar a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2021 ™ e também está ajudando a desenvolver o esporte em todo o país. Para o efeito, uma quantia de $ 299.947 USD foi disponibilizada para a Federação Lituana de Futebol. O Programa FIFA Forward oferece suporte abrangente e personalizado ao desenvolvimento do futebol para as associações-membro da FIFA e as seis confederações.


Em 12 de setembro de 2021, a Copa do Mundo de Futsal terá início na Lituânia, marcando o primeiro evento da FIFA a ser realizado no país. O torneio estava originalmente agendado para setembro de 2020, mas teve que ser adiado por um ano devido à pandemia do COVID-19.

O apetite do país pelo futsal cresceu enormemente desde que foi anunciado que a Lituânia sediaria a Copa do Mundo. Isso levou, entre outras coisas, ao desenvolvimento bem-vindo de uma seleção feminina e de uma seleção nacional Sub-19.


“Receber a Copa do Mundo de Futsal da FIFA é um grande desafio, tanto para o COL quanto para a seleção nacional de futsal da Lituânia”, disse Edgaras Stankevicius, secretário-geral da LFF. “O futsal ainda é um esporte semiprofissional na Lituânia e, como tal, ainda tem um longo caminho pela frente. O Programa Futuro da FIFA ajudou a seleção nacional a se desenvolver consideravelmente em um ano ”.


Restrições COVID-19 tornando as condições mais difíceis

As restrições necessárias e importantes do COVID-19 obviamente tiveram um grande impacto na preparação da seleção nacional para a Copa do Mundo de Futsal, bem como nos planos de treinamento das seleções feminina e sub-19. Ao garantir 'bolhas de jogadores', foi possível garantir que as equipes continuassem treinando.


“Outro aspecto muito importante é que criamos um centro de treinamento para a seleção nacional de futsal, de modo que o treinador possa organizar campos de treinamento curtos para manter o ritmo e se comunicar de perto com os jogadores”, disse Stankevicius, do Programa Avançado da FIFA. impacto positivo. “Graças ao programa, pudemos formar uma seleção feminina e uma seleção sub-19 masculina. Obviamente, a pandemia tem sido um grande desafio para todas essas equipes, mas elas conseguiram superá-la e continuar treinando ”.

Crédito: FIFA
Crédito: FIFA

Uma vez que as restrições impedem a realização de jogos amigáveis, os encontros da pré-eliminatória para o UEFA Futsal EURO 2022, na Holanda, frente ao Montenegro, em novembro de 2020, assumiram um significado ainda maior. A Lituânia pode ter perdido os dois jogos nos play-offs, sucumbindo a uma derrota por 3-0 em Montenegro e perdendo por 2-1 em casa, mas Stankevicius estava satisfeito apesar das importantes lições que sua equipe aprendeu.


“A seleção nacional de futsal chegou à fase de repescagem do Campeonato da Europa e ganhou uma experiência valiosa ao jogar contra equipas de alta qualidade”, afirmou.

Recentemente, também tivemos a oportunidade de falar com o capitão da seleção da Lituânia, Justinas Zagurskas, em uma entrevista de vídeo. O zagueiro de 25 anos fala sobre suas expectativas para a Copa do Mundo de Futsal e como o adiamento de um ano do torneio tem bons e maus momentos, ao mesmo tempo que dá algumas dicas sobre o futsal na Lituânia.