Federação Catarinense pública nota oficial sobre a suspensão dos jogos do Catarinense

A FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL DE SALÃO vem a público esclarecer que a suspensão dos jogos da rodada de abertura do Campeonato Catarinense Krona – Série Ouro 2020 é de responsabilidade exclusiva das autoridades públicas.

O Decreto 562/2020 com suas diversas alterações proibia a realização do campeonato até o dia 07/08/2020 “Art. 8o Ficam suspensos, em todo o território catarinense, sob regime de quarentena, nos termos do inciso II do art. 2o da Lei federal no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020:
III - até 7 de agosto de 2020, o calendário de eventos esportivos organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE), assim como os eventos e as competições esportivas da iniciativa privada; e (Redação dada pelo Decreto no 740/2020)”

O Decreto 785/2020, publicado em 07/08/2020 restringia APENAS O ACESSO DE PÚBLICO AOS EVENTOS ESPORTIVOS:

“Art 8o Ficam suspensos, em todo o território catarinense, sob regime de quarentena, nos termos do inciso II do art. 2o da Lei federal no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. [...]
[...] III – pelo período de 14 (quatorze) dias, o calendário de eventos esportivos organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE), assim como os eventos e as competições esportivas da iniciativa privada;”

Diante desse panorama programamos o início do torneio na expectativa de retomarmos nossa atividade de maneira segura, eis que as equipes estão treinando desde maio quando houve liberação, devidamente testadas e obedecendo rígido protocolo sanitário.

Na data de ontem enquanto nos preparávamos para o jogo de abertura, com transmissão por streaming, milhares de torcedores e principalmente equipes preparadas no local da partida, fomos surpreendidos com a Portaria SES 580, PUBLICADA EM 11/08/2020 COM DATA RETROATIVA A 08/08/2020, informando que seria criado um grupo de estudo para elaborar normas de segurança.

Lamentamos profundamente o descompasso das autoridades públicas e lamentamos que a falta de diretrizes atinja as mais de 4.000 famílias envolvidas diretamente com o salonismo Catarinense. Sempre respeitamos as autoridades sanitárias e somente programamos o retorno após a data prevista do Decreto Estadual, infelizmente o esporte não tem recebido o respeito merecido.

Continuaremos aguardando e tomaremos nossas providências visto que outras modalidades já foram liberadas em nosso Estado.

Crédito: Arte FCFS