Equipe de Futsal feminino ADEF do DF se mobilizou a campanha Black Lives Matter

No mês de junho de 2020, em meio à pandemia mundial de COVID-19, a ADEF-DF se mobilizou em um outro tema de repercussão internacional, a campanha Black Lives Matter (em português: “Vidas Negras Importam”).

Crédito: Assessoria ADEF

A campanha é um movimento ativista internacional que se iniciou em 2013 na comunidade afro-americana, mas voltou a ter destaque mundial com a morte de George Floyd por um policial nos Estados Unidos em maio de 2020.


Tocadas pela divulgação da história de Floyd e de outros tantos casos similares, e por terem sofrido na pele a dor de escutar frases preconceituosas, as atletas da ADEF pediram a palavra em nossas redes sociais e foram prontamente atendidas.


A campanha encabeçada por Natália Raissa, atleta da ADEF de 20 anos, trouxe à tona frases que as atletas ouviram durante sua jornada e que as constrangeram de alguma forma. A campanha também virou tópico de discussão nos grupos de atletas e pais de atletas, onde todos puderam refletir sobre suas condutas para que o respeito ao próximo prevaleça sempre.

Crédito: Assessoria ADEF

Natália explica que a campanha era uma forma de realmente modificar a postura das pessoas: “A proposta era que as pessoas percebessem que muitas vezes o racismo está disfarçado em frases que pretendem até ser um elogio ou brincadeira, mas nos fazem ter vergonha da nossa cor, do nosso cabelo ou até duvidar da nossa capacidade. Ao colocar em pauta e descrever como nos sentimos, queria mostrar de alguma forma que estas frases não são tão inocentes assim e que machucam de verdade. Por fim, conscientizar a todos que tiveram acesso à campanha sobre as falas estruturais do racismo e de alguma forma, fazê-los refletir que o que pode ser uma brincadeira pra você, branco, pode ser um machucado pra nós, negros.”

Crédito: Assessoria ADEF

Ficamos muito honradas quando ex-atletas da ADEF como Janaína Santos e as atletas da Seleção Brasileira Nega e Ana se voluntariaram para participar, entendendo que já é hora de deixar atitudes racistas para trás e abraçando o movimento.


A campanha completa pode ser vista no Facebook e Instagram da ADEF: @adefdf.


PATROCINADORES E APOIADORES:

penalty
travel ace assistence
globo
sportv
globoesporte.com
lei do incentivo
secretaria especial do esporte
Confederação Brasileira de Futsal
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Confederação Brasileira de Futsal © Todos os direitos reservados.