Em reunião, FSFS adia retorno do Sergipão 2021 para 15 de abril

Por Rômulo Oliveira ASCOM/FSFS

• Aracaju | SE

Crédito: Divulgação - Federação em reunião com os clubes
Crédito: Divulgação - Federação em reunião com os clubes

A Federação Sergipana de Futsal realizou, na noite desta terça-feira, pela plataforma Google Meet, o Congresso Técnico do Campeonato Sergipano N-10 Pró 2021. A reunião contou com a presença dos dirigentes das equipes participantes do Sergipão e o técnico Davi Mendonça, atual campeão com a Seleção de Itaporanga. Vale lembrar que a equipe de Itaporanga é a atual tricampeã estadual


Durante a reunião, o presidente Josué dos Santos decidiu por adiar o retorno do Sergipão N-10 Pró 2021 para 15 de abril. Esta data pode sofrer nova alteração, a depender dos novos decretos do governo visando a prevenção e o número de casos e óbitos por Covid-19.


Esta mudança também seria uma forma das equipes terem um tempo maior de organização e preparação para o estadual.


Até o momento, os jogos serão realizados sem a presença de público, com as equipes podendo levar, para o ginásio, até 25 pessoas (entre jogadores e membros de comissão técnica).


A equipe campeã do Sergipão 2021 terá vaga garantida nas competições nacionais promovidas pela CBFS, com possibilidade dos finalistas garantirem vagas nas competições regionais.


PARTICIPAÇÃO


O campeonato deste ano terá a participação de oito equipes. Colônia Treze e Itabi são as novidades. Socorro está de volta. Itaporanga (atual tricampeã e representante na Copa do Brasil 2021), Lagarto (atual vice e representante da Copa do Brasil 2021), Agrovila-Canindé, Coritiba-Itabaiana e Indiaroba completam a lista de participantes.


Durante a reunião ficou acertado que as equipes ficarão responsáveis por fazer o teste do Covid-19 nos jogadores e membros de comissão técnica.


FÓRMULA DE DISPUTA


A fórmula de disputa do Sergipão deste ano segue a mesma do ano passado. Ou seja:


Primeira fase: Grupo único com jogos apenas de ida. Ao final da fase, seis equipes avançam para a fase seguinte. Os dois primeiros colocados avançam direto para às semifinais. Os quatro seguintes, avançam para a segunda fase (repescagem) com 3º x 6º e 4º x 5º.


Segunda fase: jogo único. Equipe de melhor campanha joga em casa e por um empate numa possível prorrogação.


Terceira fase (semifinal): ida e volta e sem saldo de gols. As equipes de melhor campanha fazem a decisão em casa e com a vantagem do empate numa possível prorrogação após o jogo da volta.


Quarta fase (final): ida e volta. A equipe de melhor campanha terá a vantagem de decidir em casa e com a vantagem do empate numa possível prorrogação após o jogo da volta.


Em breve, a FSFS estará divulgando o regulamento e tabela detalhados da competição.