Destaque mundial, goleiro do Joinville é uma das lideranças da equipe em 2021

Por Assessoria de Imprensa Joinville

• Joinville | SC

Crédito: Divulgação Joinville - Willian foi o melhor goleiro da última temporada da LNF.

Um dos maiores destaques do elenco do Joinville, time destaque no futsal catarinense, é o goleiro Willian Felipe Dorn. Melhor goleiro da última Liga Nacional de Futsal e escolhido como um dos 10 melhores goleiros do mundo em 2020, Willian é um dos favoritos para defender o Brasil na Copa do Mundo da Lituânia, que acontece em outubro. Todos esses qualificativos fizeram do goleiro um dos líderes da equipe.


Desde a temporada 2020, com a chegada do técnico Daniel Júnior ao elenco adulto, o Joinville adotou um sistema de três jogadores no revezamento da faixa de capitão da equipe. Com a saída de Leco, um dos nomes do trio, no fim da última temporada, o goleiro Willian assumiu a liderança do time junto com o ala Xuxa e o pivô Genaro.


Defensor da participação dos atletas na construção e formação do clube, através da fala ativa e proposições de ideias, o técnico Daniel Júnior afirmou que é fundamental ao JEC Futsal dar aos atletas lugar de fala, para que eles possam desenvolver liderança, comunicação e outras questões comportamentais. Segundo o treinador, esses fatos são determinantes para a manutenção dessa ‘tríplice liderança’.


“Com a introdução de três capitães, temos um caminho oficial da possibilidade democrática do conflito de ideias, o qual não é confronto. Dessa diversidade surgem perguntas e respostas que sozinho não consigo perceber. Os três trazem dos demais atletas, todas as questões que acharem pertinentes de dentro da quadra ou de outra esfera”, falou Daniel.


2020, o ano mágico de Willian Felipe Dorn

Ídolo do Joinville há mais de quatro anos, o goleiro tricolor teve em 2020 uma das suas temporadas com maior destaque. Com grandes defesas, Willian Felipe Dorn ajudou a levar o time para o pódio da última Liga Nacional de Futsal. O título não veio para Santa Catarina, mas Willian foi eleito pelos técnicos dos 21 clubes participantes do campeonato e pela votação popular, o melhor goleiro da LNF 2020. Na competição, o arqueiro do JEC Futsal foi o jogador que mais fez defesas, com 188. Mesmo com jogos a mais, a defesa do Joinville terminou como a segunda menos vazada, atrás apenas do Jaraguá (SC).


“Eu sempre falo que o trabalho é a melhor maneira de alcançar os objetivos. Em 2017 nós fomos campeões da Liga, mas não conquistei o título individual, até porque o Guita, com méritos, ganhou. Em 2020 trabalhei muito e fiquei muito feliz de ter sido escolhido o melhor goleiro. Isso é sinal que o meu trabalho está indo bem e consigo auxiliar a equipe a buscar os títulos”, comentou Willian.


Ainda na temporada de 2020, Willian foi eleito para outra premiação importante no meio do futsal. O goleiro do JEC/Krona, foi escolhido pelo site ‘Futsal Planet Awards’, que premia profissionais e equipes de futsal há 21 anos, um dos dez melhores goleiros do mundo. Essa foi a segunda vez que Willian foi escolhido para a premiação. A primeira vez havia sido em 2017, no ano em que o time conquistou a Tríplice Coroa (Liga Nacional de Futsal, Campeonato Catarinense e Taça Brasil).


Além do grande destaque nacional de Willian em 2020, outros atletas e o técnico Daniel Junior foram lembrados na premiação. Após a grande campanha do terceiro lugar na LNF, o técnico Daniel, o fixo Leco, o ala-esquerdo Renatinho e o pivô Dieguinho foram indicados para a Seleção da LNF 2020.


“Fiquei muito feliz, pois esse ano tem a Copa do Mundo e quero estar na lista do Marquinhos Xavier. Aparecer entre os 10 melhores do mundo é muito importante. Tenho trabalhado duro para sempre conseguir boa performance para a equipe buscar os objetivos”, falou Willian.


Lista dos 10 melhores melhores goleiros do mundo

• Willian Felipe Dorn (BRA) JEC/Krona Futsal (BRA)

• Fernando Lopes Pereira, “Careca” (BRA) MFK Atyrau (KAZ) – Sport Club Corinthians Paulista (BRA)

• Didac Plana Oltra (ESP) Barça (ESP) – SPAIN N.T.

• Eduardo Filipe Sousa Veiga (POR) Viña Albali Valdepeñas (ESP) – PORTUGAL N.T.

• Thiago Mendes Rocha, “Guitta” (BRA) Sporting Clube de Portugal (POR) – BRAZIL N.T.

• Leonardo De Melo Vieira Leite, “Higuita” (BRA/KAZ) Kairat Almaty (KAZ) – KAZAKHSTAN N.T.

• Jesús Herrero Parrón (ESP) Movistar Inter FS (ESP) – SPAIN N.T.

• Diego Roncaglio (BRA) Sport Lisboa e Benfica (POR) – BRAZIL N.T.

• Alireza Samimi (IRN) Mes Sungun Varzaghan FSC (IRN)

• Albert Tsaider (RUS) MFK KPRF Moscow – RUSSIA N.T.


A chance do Joinville de ”participar” da Copa do Mundo

Estava marcada para acontecer entre os dias 12 de setembro e 4 de outubro de 2020, a Copa do Mundo de Futsal na Lituânia, que foi adiada devido a pandemia da Covid-19. Segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa), a nova data para a competição está marcada para os dias 12 de setembro a 3 de outubro de 2021. Eliminado nas oitavas de final da última edição em 2016, o Brasil busca neste ano voltar a figurar entre as melhores seleções do mundo.


Como melhor goleiro da última LNF e eleito um dos dez melhores goleiros do mundo, o atleta do Joinville, Willian Felipe Dorn é um dos cotados para defender o Brasil na Copa do Mundo da Lituânia. Se convocado, o goleiro será o representante da equipe de Santa Catarina no mundial.


Além de buscar o título individual em nível mundial, o goleiro do Joinville almeja a convocação para a Copa do Mundo de Futsal que aconteceria em 2020, mas que foi adiada para 2021, na Lituânia. Segundo Willian, ter a oportunidade de defender a seleção em uma competição tão importante será um sonho realizado.


“Eu sei que temos muitos goleiros com condição de atuar na Copa do Mundo e sei que eu também tenho condições, pois trabalho muito pra isso. Sigo minha preparação da melhor maneira para que o técnico Marquinhos Xavier possa me convocar e realizar o sonho que é disputar o mundial”, finalizou o goleiro destaque e agora um dos capitães do Joinville, Willian.