Corinthians e ACBF conhecem rivais na Libertadores de Futsal

Por GE

• Rio de Janeiro | RJ

Crédito: Ulisses Castro - ACBF e Corinthians são os representantes brasileiros na Libertadore
Crédito: Ulisses Castro - ACBF e Corinthians são os representantes brasileiros na Libertadore

A Conmebol sorteou nesta terça-feira os grupos da Taça Libertadores da América de Futsal. O Brasil será representado por ACBF e Corinthians. Os gaúchos estão no grupo A ao lado de Universitário (Peru), San Lorenzo (Argentina) e Sportivo Bocca (Equador). Já o Timão está no grupo B, que tem também Peñarol (Uruguai), Delta Te Quiero (Venezuela) e Projecto Latín (Bolívia).


O grupo C, por sua vez, conta com Cerro Porteño (Paraguai), Alianza Platanera (Colômbia), Universidade de Chile (Chile) e Nacional (Uruguai). O torneio está marcado para começar no dia 15 de maio. A sede será o Uruguai. A Conmebol ainda não divulgou a tabela detalhada.

Pelo regulamento da competição, classificam-se às quartas de final os dois melhores colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros. Em 2020, a Libertadores de Futsal não foi realizada em função da pandemia do novo coronavírus.


A ACBF chega para a competição com o status de atual campeão, já que levantou o troféu em 2019. Pelo regulamento da Libertadores de Futsal, o vencedor da edição anterior tem vaga automática na competição.


Já o Corinthians conseguiu a vaga ao vencer o Magnus em maio. O Timão conquistou a Supercopa do Brasil em 2020, e o time do interior paulista faturou o mesmo torneio este ano, o que obrigou a CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) a realizar um cruzamento entre os dois clubes para definir o representante brasileiro na Libertadores deste ano.

A Taça Libertadores da América de Futsal é realizada desde 2000. ACBF e Jaraguá são os maiores campeões, com seis títulos cada. Vencedor em 2016, o Cerro Porteño, do Paraguai, é a única equipe de fora do Brasil a faturar o título. Além de 2020, a Libertadores não foi realizada nos anos de 2010 e 2012. O Corinthians busca o seu primeiro título.


Os grupos da Libertadores 2021

Grupo A: ACBF (Brasil), Universitário (Peru), San Lorenzo (Argentina) e Sportivo Bocca (Equador);

Grupo B: Corinthians (Brasil), Peñarol (Uruguai), Delta Te Quiero (Venezuela) e Projecto Latín (Bolívia);

Grupo C: Cerro Porteño (Paraguai), Alianza Platanera (Colômbia), Universidade de Chile (Chile) e Nacional (Uruguai)