AFC nomeia três equipes para a Lituânia 2021

Por FIFA

• Zurique | SUI

Crédito: Getty Images - Irã irá participar mundial da Lituânia
Crédito: Getty Images - Irã irá participar mundial da Lituânia

Como o Campeonato AFC de Futsal de 2020 no Turcomenistão, onde cinco vagas da Copa do Mundo de Futsal da FIFA seriam concedidas, não ocorreu devido à pandemia de COVID-19, o Comitê Executivo da AFC nomeou Irã, Japão e Uzbequistão para representar o continente em Lituânia 2021. Além disso, partidas de desempate serão organizadas entre Iraque, Líbano, Tailândia e Vietnã para determinar as duas últimas vagas da Ásia.


O comitê executivo decidiu combinar dois conjuntos de critérios – o primeiro tomando a referência das cinco melhores equipes da edição mais recente (o Campeonato AFC de Futsal Chinês Taipei 2018), e o segundo aplicando um sistema de pontos que calcula as cinco melhores equipes da classificação geral das últimas três edições do Campeonato AFC de Futsal (ou seja, edições de 2014, 2016 e 2018).


Com base nos resultados dos Critérios 1 e 2, as três principais equipes r Irã, Japão e Uzbequistão – foram nomeadas como representantes da AFC para as finais mundiais, que estão programadas para acontecer de 12 de setembro a 3 de outubro.


Além disso, jogos de desempate serão organizados para determinar as duas equipes restantes para se classificarem entre Iraque, Líbano, Tailândia e Vietnã. O sorteio será realizado na