A Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro completou 66 anos nesta terça feira
Por Felipe Mirabelli Assessor de imprensa da FFSERJ
• Maracanã | RJ
A FFSERJ foi fundada em 28 de julho de 1954, tornando-se a primeira Federação de Futsal do Mundo, com sede no Maracanã, Zona Norte do Rio de Janeiro.

História
No início da década de 50, Newton Zarani e amigos, tentavam incansavelmente jogar uma “pelada” no campo do América Futebol Clube. Mas nunca conseguiam obter êxito, pois o campo estava sempre ocupado. E como o clube possuía um salão de festa, começaram a jogar dentro do recinto. Mas o lazer durava pouco tempo, pois eram sempre expulsos. Poucos sabem, mas o nome Futebol de Salão veio de tal acontecimento.

Ao longo do tempo começaram a organizar torneios. E aí, em 1954, no bar do próprio clube, Zarani e seus amigos bolaram a ideia de criar a federação, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão. Tanto que por vários anos, o simbolo da entidade era o do América.
O primeiro presidente a estar a frente da Federação foi Ammy de Moraes, tendo sua sede no América Futebol Clube.
Os primeiros clubes a se filiarem na FFSERJ foram Flamengo, Madureira, Minerva, Astoria, Braz de Pina.
Em 1955, a entidade organizou a primeira competição oficial, denominando-a Torneio de Apresentação, vencido pelo Braz de Pina, com 42 times filiados.
Palavra do Presidente
O presidente Manolo Vázquez, muito emocionado, felicitou não só a Federação, mas todos os envolvidos no trabalho:
“ - Neste dia, estamos completando 66 anos de existência da primeira federação de futsal do mundo. Me sinto honrado por estar a frente dessa equipe maravilhosa que hoje tenho, no qual trabalham arduamente para tirar a nossa querida e amada federação das trevas que foi deixada pelas antigas gestões. Tenho certeza, tenho fé em Deus, que juntos venceremos. Estamos no caminho certo e em breve estaremos no lugar onde nunca deveríamos ter saido. Parabéns aos clubes que estão me apoiando, aos parceiros, aos queridos salonistas, a minha equipe de funcionários, a minha diretoria, e todas aquelas pessoas que mesmo sem estar presente na sede física, estão dando esse apoio. Um grande abraço.”
