Campeão!
  FEDERAÇÕES       03/11/2016  

Crédito: Divulgação/Abílio Nery

O dia 01 de novembro de 2016 vai ficar para sempre marcado no livro de ouro do Futsal amazonense. Na noite da última segunda-feira, as mais de 2 mil pessoas presentes na Arena Amadeu Teixeira viram o Abílio Nery Esporte Clube fazer 6 a 0 no D.M. Estrela do Norte e se tornar o 3º clube, em 36 anos de história da Federação Amazonense de Futsal, a conquistar o título mais importante do Estado por 3 anos consecutivos.

Entre 1989 e 1992 reinou Atlético Bahia Clube, (ainda o único tetra campeão); depois, entre 2004 e 2006, Tuna Luso dominou a modalidade; e agora, desde 2014 no Amazonas só dá Abílio Nery.

Os dados históricos comprovam o grande momento do clube, já que desde 2008 só não esteve na final do Campeonato Amazonense de Futsal Adulto Masculino em 2009 e 2013. Somados aos títulos de 2003, 2010 e 2012, o ANEC chega hoje ao seu 6º troféu da principal competição do Amazonas entregue pelas mãos do ex-atleta e maior vencedor desta competição, o eterno campeão Professor Antônio Carlos Maciel Júnior (Júnior Pertubado).

Vimos pela 1ª vez uma mulher, a competentíssima Treinadora Ronélia Viana (CREF 002177-G/AM), comandando uma equipe em uma final de estadual adulto masculino e, apesar da melhor campanha durante todo o campeonato e a vitória sobre os campeões na fase de classificação, a equipe do D.M. Estrela do Norte não conseguiu impedir mais um título para o currículo do vencedor Treinador Joctã Gonçalves (CREF 001267-G/AM) e seus atletas.

Outro ineditismo

Pela 1ª vez um atleta estreante na FAFS é o artilheiro no adulto, feito alcançado hoje pelo mais novo craque do nosso futsal, Ítalo Basílio, o Bob, do Estrela do Norte, que marcou 17 gols. Para finalizar a noite que entrou para história, a terra que já viu brilhar grandes goleiros como Romar e Pavãozinho, viu pela 1ª vez a premiação do melhor da posição ir para o mesmo arqueiro pelo 3º ano consecutivo, Pedro Henrique, do Abílio Nery

Dados da competição

A Série Ouro 2016 teve início no dia 02/08. Foram 52 jogos disputadíssimos entre as 10 equipes participantes, onde foram marcados 271 gols. O campeão Abílio Nery e o vice campeão Estrela do Norte foram os donos da melhor defesa e melhor ataque respectivamente.

O Abílio Nery mais uma vez será o representante do Amazonas na Taça Brasil de Clubes de 2017, competição organizada pela Confederação Brasileira de Futsal, e terá a missão de levar o Estado para a Divisão Especial do Futsal Brasileiro.

Na próxima segunda, dia 07/11, a FAFS inicia a Série Prata 2016, que contará com a participação de 18 equipes do interior e da capital do Amazonas, lutando por 2 vagas para a Série Ouro 2017.

Perto do fim da temporada a Federação Amazonense de Futsal, mesmo com as diversas dificuldades, já comemora os números registrados no ano. São mais de 600 jogos realizados em diversos municípios do Amazonas, estaduais de todas as categorias para homens e mulheres, cursos para oficiais, cursos para treinadores e presença cada vez maior do público nos jogos de Futsal.