Memória
  SELEÇÃO BRASILEIRA       25/08/2016  

Crédito: Fifa

Em 1992 a Copa do Mundo Fifa de Futsal desembarcou em Hong Kong, na China, para consagrar mais uma vez o Brasil como campeão. Aquela edição era apenas a segunda organizada pela FIFA e reservou surpresas, principalmente na decisão.

A caminhada da Seleção Brasileira rumo ao título teve início com vitória sobre a Austrália por 3 a 0, com gols de Manoel Tobias, Vander e Ortiz. Uma curiosidade é que a Austrália volta a figurar no grupo do Brasil em 2016.

Depois do triunfo sobre os australianos, a Seleção encarou a Costa Rica. Aí veio uma goleada de 15 a 1, com destaque para Ortiz e Fininho, cada um com três gols na partida.

Fechando a primeira fase foi a vez de encarar a Bélgica. Nova vitória verde e amarela sem muita dificuldade. Com um 5 a 0 no placar, a Seleção se classificou para a segunda fase da Copa do Mundo já mostrando que seria uma das favoritas.

Nova chave

Naquela época os classificados dos grupos formavam outra chave, e o Brasil caiu no Grupo E, com Estados Unidos, Argentina e Holanda. O primeiro jogo, contra os americanos, mostrou que o nível já seria diferente: empate em 2 a 2 - sendo que os Estados Unidos fecharam o primeiro tempo vencendo por 1 a 0.

Na sequência, espantando qualquer tipo de fantasma, os brasileiros golearam a Argentina por 5 a 1. Para garantir vaga na semifinal, triunfo sobre a Holanda por 6 a 1.

Assim, os dois melhores de cada nova chave se enfrentara nas semifinais. Na primeira delas, o Irã foi derrotado pelos Estados Unidos por 4 a 2, enquanto o Brasil venceu a Espanha, logo em seguida, por 4 a 1.

Com novo encontro com os americanos marcado, a Seleção já esperava um confronto difícil e equilibrado, como na segunda fase de grupos. Porém, o Brasil soube impor o ritmo de jogo e, com gols de Jorginho (2x), Vander e Manoel Tobias, a Seleção venceu os Estados Unidos por 4 a 1 e levantou pela segunda vez o troféu de campeão da Copa do Mundo Fifa de Futsal.

Curosidades

O atual técnico da Seleção Brasileira, Serginho Schiochet, era um dos fixos do Brasil campeão em 1992. Naquele ano também foi a primeira vez que um atleta brasileiro foi escolhido como o melhor do mundo em uma eleição da FIFA: Jorginho foi quem ganhou o prêmio.

Foi também no ano de 1992 que o Brasil fez sua primeira empreitada na própria Copa do Mundo para tornar o esporte olímpico. No Mundial, também partiu dos brasileiros a sugestão de a Fifa passar a usar árbitros especialistas apenas em futsal, assim como uma bola própria para o jogo.

Seleção Brasileira campeã 1992

Goleiros - Serginho (Impacel) e Mazureik (Votorantin);

Fixos - Serginho Bigode (Sadia), Chiquinho (Sumov) e Morillo (Banespa);

Alas - Vander (Banfort), Fininho (Votorantin), Manoel Tobias (Banfort), Rogério (Banespa), Edinho (Sumov);

Pivôs - Ortiz (Sumov) e Jorginho (Banfort).

Confira os gols de Brasil 4 x 1 Estados Unidos