Mundial 16
  SELEÇÃO BRASILEIRA       03/08/2016  

Crédito: Getty Images/FIFA

Adversário do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo de Futsal, a Austrália luta para ser uma das surpresas da próxima competição, que começa em setembro, na Colômbia. Esta será a sétima participação do país no Mundial e a meta é bastante clara: classificar-se para a fase final.

A popularidade do esporte no país é grande, apesar de que o profissionalismo ainda está longe do ideal. Por lá, o futsal é bastante praticado no subúrbio e conta com a paixão dos atletas para expandir a modalidade em todo o território. E uma classificação poderia ajudar nisso.

"Seria uma grande conquista se conseguíssemos passar da fase de grupos. Estaríamos fazendo história para a equipe e nosso país. Todos nós queremos escrever essa história, sendo este nosso grande objetivo", diz o capitão da Austrália, Greg Giovenali.

No dia 14 de setembro o Brasil irá encarar os australianos, no que será a segunda partida das equipes na competição. Para Giovenali, será um momento mais que especial.

"Não é todo dia que temos a oportunidade de jogar contra o Brasil, que é o melhor time do mundo, e será algo inesperado, mas uma grande oportunidade. Não sabemos muito sobre Moçambique, mas a realidade é que nenhum time se classifica para a Copa do Mundo se não tem qualidade. Ucrânia está entre as oito melhores do mundo, tem um jogo muito físico, organizado e estruturado", diz o capitão, que chegou a jogar com o treinador do Brasil, Serginho Schiochet, na Lazio.

Superação

As dificuldades de incentivo ao futsal no país viram motivação aos atletas no Mundial. Giovenali explica que os jogadores estão prontos para surpreender.

"Nós queremos provar que podemos encarar a competição com nossos recursos limitados, e isso sempre foi um dos nossos motivadores. Se conseguirmos nos classificar, poderemos mostrar que temos capacidade de ir mais longe se tivermos um ambiente mais profissional ou uma liga. Então ir bem na Copa do Mundo pode ser o primeiro passo para alavancar o esporte", explica.

Brasil e Austrália integram o Grupo D da competição. A primeira rodada da chave será no dia 11 de setembro, quando o Brasil encara a Ucrânia e os australianos enfrentam Moçambique. Confira a tabela completa.

Com informações do portal FIFA.com