Contra lesões
  FEDERAÇÕES       20/02/2019  

Crédito: Copagril

Visando a preparação dos atletas e a prevenção de lesões durante a temporada 2019, a equipe AACC Copagril/Sempre Vida/Sicredi/Marechal Cândido Rondon (PR) realizou na terça-feira (19/2) uma avaliação inovadora dentro do futsal: testes de Creatinofosfoquinase (CPK) e dosagem de proteína C reativa (PCR).

A creatinofosfoquinase, conhecida pela sigla CPK, é uma enzima que atua principalmente nos tecidos musculares, no cérebro e no coração, sendo importante verificar sua dosagem para investigar possíveis danos a esses órgãos. Já o exame PCR serve para investigar o estado inflamatório dos atletas e avaliar o risco de doença cardiovascular.

Para realizar estas avaliações, profissionais do laboratório Pasetti coletaram amostras de sangue de cada atleta e após uma minuciosa avaliação laboratorial constatarão os níveis de creatinina, proteína C reativa, glicose, além de realizarem hemogramas e apurar a resposta inflamatória das células dos atletas. Todas estas informações juntas retratam as possibilidades de lesão, o desgaste do atleta e a fadiga antes e depois da realização de atividades desgastantes, além de detectarem outros possíveis problemas de saúde.

Para obter-se comparações de dados, os atletas foram submetidos a avaliações nesta terça-feira após 48 horas de repouso e serão coletadas novas amostras de sangue para análise na próxima sexta-feira (22), após o time enfrentar o Cascavel em jogo-treino que será realizado no Ginásio Ney Braga. Com este procedimento é possível acompanhar todas as alterações corporais de cada atleta antes e depois de se submeterem ao desgaste físico.

A compilação de todos os dados servirá para compor um mapa detalhado de cada atleta, que será usado como base para a trabalhos individuais na pré-temporada e também durante os jogos oficiais.

Com o trabalho realizado, a comissão técnica do time pretende se adiantar a qualquer lesão ou outro problema que possa atrapalhar o desempenho do atleta em quadra, buscando assim potencializar o rendimento individual de todos os atletas do elenco.

Temporada 2019

A temporada de jogos oficiais de 2019 se inicia na segunda quinzena de março para a Copagril Futsal, já que o time estreia no Campeonato Paranaense no dia 23 de março, enquanto a Liga Nacional de Futsal terá início no dia 05 de abril. Porém, antes das estreias nas competições oficiais, o time disputará um jogo-treino contra o Cascavel, na próxima sexta-feira (22), no Ginásio Ney Braga, a partir das 18h com entrada franca.

Com informações da Copagril Futsal