De volta
  CBFS       19/05/2017  

Crédito: Álvares Cabral

O ginásio do "gigante" do Álvares Cabral (ES) finalmente vai voltar a "ferver" com os jogos do time de futsal adulto, que retorna às competições oficiais após 10 anos, e em grande estilo, com a participação da equipe na Copa Brasil. No próximo domingo (21/5), o time do Espírito Santo recebe o Tupi (MG), a partir das 11h, em jogo de ida pela competição. A partida de volta está marcada exatamente para o outro final de semana, no dia 28, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

> Confira como ficaram os confrontos

E o Álvares Cabral foi montado com o que há de melhor na "bola pesada" no Espírito Santo. Craques como Lekão, Allan Camillato, Cuncun, Rafinha, Tuti e Camillo Neves formam uma espinha dorsal que tem tudo para se mostrar vencedora. No comando, fora de quadra, o vencedor Erich Bomfim segue seu caminho multipiso, intercalando o trabalho também no futebol de campo. O diretor de futsal do Álvares Cabral, Roberto Salles, destacou como começou este retorno desta instituição centenária e tão importante pro esporte capixaba ao futsal adulto.

"O Alvares se reestruturou na base, onde disputamos todas as categorias, desde sub-09 ao sub-20, chegando em todas as categorias nas finais. Mas faltava algo que desse motivação aos jovens para continuar no esporte. Além disso, observamos também que o Álvares era o único clube a participar dos campeonatos. É que a grande maioria dos atletas da categoria adulto que jogavam em outras equipes tiveram sua formação no Álvares. E o que fizemos: convidamos estes atletas a retornarem para fazermos o adulto do clube. Com a proposta iniciada, diversos outros atletas procuraram pelo Álvares. Alguns ex-atletas como Pierre, Chico Bonacossa e outros estão comparecendo ao clube e fazendo um movimento enorme entre os atletas mais jovens. É neste momento que surge uma oportunidade de jogar a Copa Brasil de Futsal", afirmou o dirigente cabralista.

Olho no adversário

Um dos jogadores experientes do time capixaba, o pivô Tuti revela que a equipe não tem muito conhecimento sobre o Tupi, mas acredita que o inverso também é certo. Com a falta de informações dos dois lados, o diferencial pode estar fora de quadra.

"Tenho certeza que é uma novidade para gente e para eles. O que vai valer, o que temos que buscar, é nossa força dentro de casa. Esperamos que a torcida possa vir ao ginásio para que a gente consiga um bom resultado e conquiste a classificação em Minas", afirma.

Outro líder da equipe, o ala Rafinha expõe a satisfação de voltar a defender uma equipe que já possui muitos anos de estrada. "O mais importante é estar de volta ao Álvares Cabral, um escudo de tradição do futsal brasileiro".

Fundado em 1902, o Clube Álvares Cabral foi 11 vezes campeão capixaba de futsal, sendo que o último título aconteceu em 2007. Há exatos 10 anos a equipe não disputava a modalidade. O retorno ao esporte na categoria adulto ocorreu neste ano e, logo em seguida, veio o convite por parte da Federação Espírito-Santense de Futebol de Salão (Fesfs) para disputar a Copa Brasil 2017.

Confira o elenco atual do Álvares Cabral

Goleiros: Allan Camilatto, Marcelo Muniz e Maycon
Fixos: Lekão, Cuncun e Gustavo Salles
Alas: Rafinha, Olavo, André Bebré, Matheus Cola, Willison, Cristiano e Thyerri
Pivôs: Tuti, Renzo, Camillo Neves e Mayko Campos (Maykim)
Técnico: Erich Bomfim